MISSÃO

MISSÃO: Promover o desenvolvimento da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental/Séries-Anos Iniciais, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos) para atender a demanda do município de Marechal Cândido Rondon, adequando as políticas públicas da educação à realidade local, assegurando o acesso, a permanência e a promoção do aluno na escola e implementando políticas de capacitação e valorização do profissional da educação.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Marechal Cândido Rondon terá a primeira escola pública do Paraná com sistema de energia fotovoltaico

Autoridades municipais assinaram o contrato para que a empresa inicie a instalação do sistema de energia fotovoltaico na Escola Criança Feliz em ato realizado no saguão da escola. 


Um importante ato foi realizado na manhã desta quarta-feira, dia 24 de fevereiro, em Marechal Cândido Rondon. Trata-se da assinatura do contrato entre o município e a empreiteira GCENG Serviços de Engenharia Elétrica, para a instalação de uma usina de micro geração distribuidora de energia elétrica, com sistema fotovoltaico (de energia solar), na Escola Municipal Criança Feliz.
O projeto é piloto no Paraná, sendo a primeira escola pública do Estado a receber este benefício. O educandário também será o maior em capacidade de geração de energia do sul do país.
A usina contará com 50 placas fotovoltaicas, fixadas ao telhado, com capacidade de produzir 13.000 Watt-pico. Seu funcionamento pode ser monitorado de qualquer lugar do mundo, por aplicativos instalados em celulares. O sistema fornecerá energia o suficiente para diminuir as despesas com energia elétrica pelo menos em R$ 1.500,00 mensais. Em meses que houver excedente de geração, o valor poderá ser descontado da fatura de energia de outra instituição do município.
Estiveram presentes no ato o prefeito Moacir Froehlich, vice-prefeito Silvestre Cottica, direção, professores e funcionários da Escola Criança Feliz, representantes da APM, secretários municipais, vereadores, e demais convidados.
O representante da empresa GCENG Serviços de Engenharia Elétrica, Tiago Oliveira, destacou que os trabalhos de instalação dos equipamentos devem estar concluídos em 60 dias. “Iniciaremos o mais rápido possível para que tudo esteja funcionando em até 60 dias. É um projeto piloto que deverá ser implantado em outras instituições de ensino no Estado. Durante o ano muitas vezes a usina será autossuficiente o que irá gerar uma economia significativa. É o sol sendo utilizado de uma forma muito importante”, destacou.
Em Marechal Cândido Rondon a escola particular Cristo Rei já possui o mesmo sistema instalado e funcionando há cerca de dois meses. A Secretária de Educação, Marta Salete Bendo, destacou que a Escola Municipal Criança Feliz foi a escolhida por ser a maior em número de alunos, entre os 24 educandários municipais. Ela ressalta que os valores que serão economizados serão utilizados para outros benefícios na área da educação. “Todos estamos pensando em sustentabilidade. A partir de agora vamos incentivar mais escolar a utilizarem este sistema. Vamos investir o dinheiro que seria destinado para a conta de luz em outros projetos na área educacional”.
Para este projeto o município irá investir recursos próprios que totalizam quase R$ 100 mil. O prefeito Moacir Froehlich destacou ser um grande avanço e um projeto importante para o futuro. “Marechal Cândido Rondon está dando mais um importante passo com relação a projetos inovadores com visão de futuro. Além deste, já está em funcionamento o Condomínio de Agroenergia do Ajuricaba, que transforma dejetos em energia, e também temos o projeto de reuso da água, através de cisternas. O ato realizado nesta quarta-feira foi muito importante para que, através dos educandários, possamos economizar com o pagamento da energia. Agradeço a todos que fizeram esta ação se tornar realidade, em especial, a Secretaria de Educação do município”.              

Nenhum comentário:

Postar um comentário