MISSÃO

MISSÃO: Promover o desenvolvimento da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental/Séries-Anos Iniciais, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos) para atender a demanda do município de Marechal Cândido Rondon, adequando as políticas públicas da educação à realidade local, assegurando o acesso, a permanência e a promoção do aluno na escola e implementando políticas de capacitação e valorização do profissional da educação.

Notícias


Núcleo Tecnológico Municipal retoma atividades de capacitação em Rondon

Na semana passada, a Secretaria Municipal de Educação, por intermédio do Núcleo Tecnológico Municipal (NTM), iniciou a segunda etapa do Curso de Introdução à Educação Digital. Seu principal objetivo é contribuir na inclusão digital dos professores e gestores de educação básica municipal, promover a reflexão sobre o impacto das transformações provocadas pela evolução das mídias e da tecnologia na sociedade e na escola.

Nesta fase, serão atendidas mais quatro turmas com vinte professores em cada. Para tanto, durante os encontros eles vão ter a oportunidade de ampliar seu conhecimento sobre as mídias e tecnologias, uso do computador e alguns programas no ambiente Linux Educacional, além de buscar possibilidades de aproveitá-la no cotidiano e na prática pedagógica. O curso conta com uma carga horária de 40 horas sendo que são cinco encontros presenciais de 20 horas na sede do NTM, que está localizado na Escola Municipal Bento Munhoz da Rocha Neto, e outras 20 horas de atividades à distância.

De acordo com a secretária de Educação, Marta Salete Bendo, a proposta da pasta é atender todos os professores da rede municipal de ensino uma vez que a maioria das escolas já possui laboratórios de informática (Proinfo) e, gradativamente, os demais educandários também serão contemplados. É válido ressaltar que os laboratórios resultam da parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e as Secretarias de Educação os quais têm a finalidade de melhorar a qualidade no processo de ensino e aprendizagem.
Fontehttp://www.mcr.pr.gov.br/noticias/813

 Assinado decreto e declaração de aceite do enquadramento do Plano de Cargos e Carreira do Magistério -

Ato realizado hoje, quinta-feira, no saguão da prefeitura, marcou a assinatura do decreto e da declaração de aceite do enquadramento do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério Público Municipal de Marechal Cândido Rondon.
Estiveram presentes o prefeito Moacir Froehlich, vice-prefeito Silvestre Cottica, primeira-dama e secretária de Assistência Social, Maria Cleonice Frohelich, deputado estadual Ademir Bier, secretária de Educação Marta Salete Bendo, vereador Valdemir José Sonda, representando o Legislativo rondonense, juntamente com o vereador Ito Rannov, demais secretários, professores municipais e comunidade em geral.
Na oportunidade a secretária de educação mencionou que desde o início da administração Moacir e Cottica a revisão do plano foi uma meta estabelecida, tendo em vista sua necessidade, principalmente quanto ao enquadramento dos agentes educacionais, que até então faziam parte do quadro geral de funcionários. Após formação de comissão, composta por professores, agentes educacionais e integrantes da administração municipal, iniciaram-se as discussões para a realização das alterações necessárias. Ainda no ano passado, em 27 de dezembro, a nova Lei foi aprovada junto a Câmara de Vereadores. Após isso Comissão do Plano foi formada para realizar a análise do enquadramento de todos os professores e agentes educacionais.
Marta também apresentou as principais alterações promovidas no plano. “Reunimos autoridades e representantes das classes para a assinatura do Decreto que deverá ser publicado no diário oficial do município ainda nesta semana. Também realizamos a assinatura de declaração de aceite do enquadramento, por parte de todos os componentes do magistério. Na sequência, juntamente com a comissão, estaremos trabalhando as regulamentações que estão previstas no plano e que estaremos colocando em prática”, destaca Marta Bendo.

DEPOIMENTOS

Professores enfatizam o sentimento de alegria com relação ao novo Plano de Cargos e Carreira do Magistério.

Roseli Fátima Gonçalves Dias, professora: “Trata-se de um grande incentivo para o nosso trabalho. A revisão era necessária. As mudanças foram ótimas”.

Adailton Gonçalves Dias, agente educacional do CMEI: “Hoje é um dia de vitória, pois a luta por este momento já vem a mais de dez anos. Hoje os agentes educacionais estão sendo reconhecidos como educadores de fato”.

Marilei Backes, professora: “É um plano que vai continuar progredindo. Vamos sempre lutar pela classe dos professores. As conquistas são muito importantes”. 
Fonte: http://www.mcr.pr.gov.br/noticias/799


Professores rondonenses participam de Encontro Estadual do Cooperjovem
Participantes da área de ação da Copagril.
Nos dias 04 e 05 de novembro, a Secretaria Municipal de Educação de Marechal Rondon, juntamente com os professores municipais das 3ª séries, diretores e coordenadores, participaram do Encontro Estadual do Programa Cooperjovem, em Curitiba. O Cooperjovem foi idealizado pela Copagril, em parceria com o Sescoop, e conta com o apoio da Secretaria de Educação. Em virtude disso, 37 pessoas da área de ação da Copagril, divididas entre técnica de cooperativa e professores, participaram do evento que reuniu em torno de 500 pessoas.

O encontro objetivou proporcionar aos agentes dos Programas Cooperjovem e A união faz a vida aproximação e integração dos mesmos, otimizando esforços em benefício do desenvolvimento e promoção do cooperativismo, educação e cidadania. Além disso, teve como público alvo presidentes, superintendentes regionais, assessores de programas sociais, gerentes das UA's onde o programa está implantado, secretários de educação, coordenadores locais, professores representantes das escolas e assessorias pedagógicas.
Na ocasião, os educadores rondonenses tiveram várias dinâmicas e trabalhos individuais além de participar de palestras ministradas por Eduardo Shyniashiky e Luiz Carlos de Queirós Cabrera. É importante destacar que cada educador de Marechal Rondon envolvido no Cooperjovem desenvolveu, na escola em que trabalha, uma experiência pedagógica dentro do tema de cooperação.


Fonte: http://www.mcr.pr.gov.br/noticias/594






Professores visitam pontos geográficos de Marechal Rondon
Grupo de Professores em "Viagem de Estudos" - 26/10/2010
Estão sendo finalizadas as atividades que envolvem um Grupo de Estudos formado por professores da rede municipal de ensino que objetiva estudar a geografia de Marechal Cândido Rondon. Coordenado pela professora, Lia Pfluck, os encontros tiveram início em março e encerram no próximo dia 20 de novembro. Neste dia, será realizada a segunda etapa da viagem de estudos a fim de conhecer os pontos geográficos mais relevantes do município e abordados durante os encontros quinzenais.
Lia Pluck também é autora de um livro sobre a Geografia de Marechal Cândido Rondon e, durante as atividades, apresentou previamente esse material para que os professores pudessem analisar as atividades e sugerir adaptações. Além disso, posterior a sua edição a obra vai ser utilizada nos educandários.
Na última terça-feira, dia 26 de outubro, os docentes participaram da primeira etapa prática na qual tiveram a oportunidade de conhecer os pontos históricos e geográficos localizados na Linha Guará, Novo Três Passos, Arroio Guaçu, Moinho Henke, Linha São José e Esquina Guaíra. Integrada à programação, houve a realização de dinâmicas de grupo e atividades práticas como, por exemplo, produção de maquetes, paródias, desenhos e poemas. Já no dia 20 de novembro, os educadores vão conhecer as regiões dos distritos de São Roque, Margarida e Porto Mendes.

Fonte: http://www.mcr.pr.gov.br/noticias/570






Marechal Cândido Rondon é tema de exposição
Livros confeccionados pelos alunos de 3ª série que bordaram as fases principais da história do município.

Anualmente, a Secretaria Municipal de Educação desenvolve o projeto “Conhecendo o município” envolvendo alunos de 3ª série do ensino fundamental. Além de pesquisar e estudar aspectos históricos de Marechal Cândido Rondon, os educandos realizam uma viagem a fim de conhecer diversos espaços rurais e urbanos do município. Em virtude deste ano ser comemorado o cinquentenário, o projeto culminou com a exposição de trabalhos produzidos pelos alunos.
Durante a pesquisa de campo, eles tiveram a oportunidade de observar e fotografar os ambientes e, ao retornar para a escola, realizar diferentes atividades com a finalidade de registrar as informações relevantes. Entre elas está a produção de textos, poemas, acrósticos, paródias, cartazes, gráficos, maquetes, entre outros. A produção é apresentada aos colegas, familiares e à comunidade, pois a exposição desenvolve uma relação positiva entre o educando com o estudo e a pesquisa a qual marcará sua jornada em direção ao conhecimento.
Os trabalhos, que foram desenvolvidos pelos alunos da 3ª série “A” e “D” da Escola Municipal Criança Feliz sob coordenação da professora, Mirta Diesel, se encontram no saguão do paço municipal. Eles foram elaborados a partir dos objetivos propostos pelo projeto “Conhecendo o município” e, dentro dele, idealizou-se o projeto “Tecendo a história de Marechal Cândido Rondon”. Nele, os educandos estudaram a história do município dividindo-a em fases e a recontaram tecendo com agulhas e linhas, ponto a ponto, dando a ela um colorido ainda mais especial.

 Projeto de ginástica e educação alimentar é desenvolvido no paço municipal

Café da manhã organizado em homenagem ao Dia do Professor para a equipe SMED.

Com o objetivo de sensibilizar as funcionárias da prefeitura de Marechal Cândido Rondon em relação à importância da prática de atividades físicas e de ter uma alimentação saudável diariamente, está sendo desenvolvido um projeto de ginástica e educação alimentar pela professora, Lisete Bersch, em conjunto com a nutricionista, Josiane da Silva Thomas. O trabalho também visa mudar alguns hábitos relacionados à alimentação e sedentarismo para que as pessoas tenham cada vez mais saúde e qualidade de vida.
Diante disso, decidiu-se “unir o útil ao agradável” aproveitando o próprio local de trabalho após o horário de expediente para a realização de atividades físicas e orientação nutricional. As aulas de ginástica acontecem nas segundas, terças, quartas e quintas-feiras, das 17h30 às 18h20, no miniauditório sendo que as interessadas podem optar pelos dias e número de aulas que desejam realizar durante a semana. Já o acompanhamento nutricional é desenvolvido no decorrer do período e uma vez ao mês é feito um encontro com o grupo para avaliação.
É válido ressaltar que as aulas tiveram início no dia 05 de outubro, porém elas ainda se encontram abertas às mulheres que tenham interesse em participar.

Fonte: http://www.mcr.pr.gov.br/noticias/549

Iniciada a construção da Super Creche em Marechal Rondon

Teve início nesta sexta-feira, dia 1º de outubro, as obras de construção da Super Creche em Marechal Cândido Rondon. O prefeito municipal Moacir Froehlich recebeu no dia 31, o anúncio da liberação dos recursos. A obra está sendo edificada junto ao Loteamento Jardim Santa Felicidade, próximo do acesso ao Clube Lira.
A construção da unidade escolar seguirá os padrões PROINFÂNCIA. NO total serão investidos R$ 1.109.088,64, recursos estes oriundos do Governo Federal, através de convênio com o MEC/FNDE.
O terreno que abrigará a unidade possui 3.763,80m², sendo que a área a ser construída será de 1.118,48m². Outros cerca de R$ 400 mil serão destinados para a compra de equipamentos. A empresa terá prazo de 10 messes para executar a obra.
A Super Creche terá capacidade de atender a 240 crianças, em dois turnos. Para o prefeito Moacir Froehlich, trata-se de mais uma grande conquista para Marechal Rondon. “Estamos investindo em nossa maior obra, que é a Educação. Nosso município merece tal investimento. Pais poderão trabalhar tranquilos enquanto seus filhos serão bem cuidados. Agradecemos a todos que se empenharam para que esta obra se tornasse realidade”.
Fonte: http://www.mcr.pr.gov.br/noticias/518


Segunda etapa do curso ECOPEDAGOGIA foi realizado nos dias 28 e 29 de setembro de 2010, na UNIFASS.


Professoras da NATIVA - Angela Tischner e Luciana Aranda Barrozo.
 
Secretária de Educação, Marta Salete Bendo com os participantes da capacitação.




Secretaria de Educação presente no evento: Pesca no Lago Municipal - 25/09/2010