MISSÃO

MISSÃO: Promover o desenvolvimento da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental/Séries-Anos Iniciais, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos) para atender a demanda do município de Marechal Cândido Rondon, adequando as políticas públicas da educação à realidade local, assegurando o acesso, a permanência e a promoção do aluno na escola e implementando políticas de capacitação e valorização do profissional da educação.

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Nova gestão do Conselho do Fundeb toma posse


Autoridades municipais com os novos integrantes do Conselho do Fundeb. 

Em ato realizando nesta sexta-feira, dia 15, no auditório da prefeitura, o prefeito Moacir Froehlich, deu posse a nova gestão do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) de Marechal Rondon. Também esteve presente a Secretária de Educação Marta Salete Bendo.
A gestão 2016/2017 do Conselho é composta por representantes da Secretaria Municipal de Educação, Clarice Ines Closs (titular) e Cristina Vanessa Grams Raabe (suplente); do Poder Executivo Municipal, Marcia Bressler Monteiro (titular) e Daiane Vanessa Prediger Berwig (suplente); dos professores das escolas públicas municipais, Soeli Antonia Golçalves (titular) e Eliane Teresinha Schons Welter (suplente); dos diretores das escolas públicas municipais, Inês Kist (titular) e Rafael Hoppe (suplente); dos servidores técnico-administrativos das escolas públicas municipais, Elizângela Weber (titular) e Carmen Juniana Bach (suplente); dos pais de alunos das escolas públicas municipais, Liberato Rodrigues Minervino e Michelly Heinrich Tomas (titular) e Tânia Karina Lucas Nicolao Dapper e Sandra Cristina Geib Weissheimer (suplente); dos estudantes da educação básica pública, Matheus Ribeiro (titular) e Eduardo Henrique Reinke Correa (suplente); dos estudantes da educação básica pública – EJA, Marcos Antonio Nio Pacheco (titular) e Eva Ivaneide Ruzciski (Suplente); do Conselho Tutelar, Gelmir Paula dos Santos (titular) e Valdelir Gilmar Dattein (suplente); do Conselho Municipal de Educação, Valdete Nelda Wilhelms (titular) e Adailton Gonçalves Dias (suplente).
Na oportunidade ainda foram eleitos Inês Kist, como presidente do Conselho, Liberato Rodrigues Minervino, vice-presidente, e Elizângela Weber, secretária.
O Fundeb é um colegiado que tem como função principal acompanhar e controlar a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do Fundo, no âmbito das esferas municipal, estadual e federal. O conselho não é uma unidade administrativa do governo. Assim, sua ação deve ser independente e, ao mesmo tempo, harmônica com os órgãos da administração pública local.
A atividade dos conselhos do Fundeb soma-se ao trabalho das tradicionais instâncias de controle e fiscalização da gestão pública. Entretanto, o Conselho do Fundeb não é uma nova instância de controle, mas sim de representação social, não devendo, portanto, ser confundido com o controle interno (executado pelo próprio Poder Executivo), nem com o controle externo, a cargo do Tribunal de Contas, na qualidade de órgão auxiliar do Poder Legislativo, a quem compete a apreciação das contas do Poder Executivo.
O controle exercido pelos Conselhos do Fundeb representa a atuação da sociedade, que pode apontar falhas ou irregularidades eventualmente cometidas, para que as autoridades constituídas, no uso de suas prerrogativas legais, adotem as providências que cada caso venha a exigir.
As reuniões do Conselho em Marechal Rondon são trimestrais.              

Nenhum comentário:

Postar um comentário