Registro do encontro de encerramento que contou com a presença de autoridades municipais.
No início desta semana aconteceu o encontro de encerramento da formação continuada para os professores participantes do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) no município de Marechal Cândido Rondon. O evento foi realizado no auditório da prefeitura e contou com a presença do prefeito Moacir Luiz Fröehlich, vice-prefeito Silvestre Cottica, Secretária Municipal de Educação Marta Salete Bendo, Diretora do Departamento de Ensino Terezinha Weimer e representante da Secretaria de Assistência Social Ivete Matte.
No Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa são desenvolvidas ações que contribuem para o debate acerca dos direitos de aprendizagem das crianças do ciclo de alfabetização, para os processos de avaliação e acompanhamento da aprendizagem das crianças, para o planejamento e avaliação das situações didáticas e para o conhecimento e uso dos materiais distribuídos pelo Ministério da Educação, voltados para a melhoria da qualidade do ensino no ciclo de alfabetização.
Um dos eixos de atuação do PNAIC é o curso presencial para os Professores Alfabetizadores iniciado em 2013, na área de Linguagem. Neste ano o trabalho teve como foco os Direitos de Aprendizagem em Matemática e buscou ampliar as reflexões das práticas e das experiências de cada um dos professores, auxiliando-os na tarefa de conquistar a Alfabetização Matemática dos alunos do 1º ao 3º ano. Os encontros com os professores alfabetizadores aconteceram desde o início de abril, às segundas-feiras, das 19h00 às 22h00, foram conduzidos pelas Orientadores de Estudo professoras Ana Maria Chiapetti, Sonia Antunes Caregnato e Mirian Salete Simek Grenzel e coordenado pela professora Cláudia Denise Becker Neuberger.
Segundo a professora Carmen Ines Castelli a formação contribuiu ricamente para o aprendizado. “Ela despertou velhas práticas adormecidas, bem como permitiu vivenciar novas formas de explorar mesmos conceitos, aplicando a matemática no cotidiano, tornando o aprender mais significativo para nossos alunos”, apontou.
Neste sentido, a Alfabetização Matemática é entendida e aplicada como instrumento para leitura do mundo, uma perspectiva que supera a simples decodificação dos números e a resolução das quatro operações básicas.
Disponível em http://www.mcr.pr.gov.br/noticias/3119.
Nenhum comentário:
Postar um comentário