MISSÃO

MISSÃO: Promover o desenvolvimento da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental/Séries-Anos Iniciais, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos) para atender a demanda do município de Marechal Cândido Rondon, adequando as políticas públicas da educação à realidade local, assegurando o acesso, a permanência e a promoção do aluno na escola e implementando políticas de capacitação e valorização do profissional da educação.

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Merendeiras e nutricionistas participam de curso em Toledo

Divulgação

Grupo rondonense que participou do evento em Toledo, nesta semana.

Para incentivar o aproveitamento e bom uso dos diversos alimentos que são produzidos nos municípios, a Itaipu Binacional, com o apoio das Secretarias Municipais de Educação (SMED) e de Meio Ambiente (SMA), promoveu, nesta semana, (27), no Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer, em Toledo, o lançamento do terceiro curso de Formação Continuada de Gestão da Alimentação Escolar e o terceiro Concurso de Alimentação Saudável Edição Orgânica. A ação, que leva o nome Encontros de Saberes e Sabores, contou com a participação de aproximadamente 300 pessoas, entre merendeiras e nutricionistas, de nove dos 29 municípios que fazem parte da Bacia do Paraná III, entre eles Marechal Cândido Rondon.
O objetivo da atividade foi mostrar para cozinheiras, nutricionistas, coordenadores da alimentação escolar, diretores, movimentos sociais, como a Pastoral da Criança, como é possível aproveitar alimentos que muitas vezes são jogados fora, além de incentivar o uso de alimentos orgânicos na merenda escolar. Essa atividade, além de melhorar a alimentação das crianças, também fomenta a economia do município, já que este passa a produzir mais, com mais qualidade para as escolas.
O encontro foi um momento de motivação para as atividades que acontecerão durante todo o ano de 2014. 
O diretor de Coordenação da Itaipu Binacional, Nelton Friedrich, comentou que o importante de toda essa ação e que estão sendo feitas grandes conexões entre pólos do município. “Se conecta o pequeno agricultor com a economia local. Esta é movimentada com as escolas e estas com as direções, as nutricionistas a comunidade escolar e com as famílias dos estudantes. Esse envolvimento todo coloca na agenda o grande ensinamento que ‘o teu alimento será a tua saúde e a tua saúde será o teu alimento’”, concluiu.

Concurso

Na oportunidade também falou-se sobre o terceiro concurso de alimentação saudável, edição orgânica, que visa incentivar as merendeiras a produzirem diferentes receitas com alimentos saudáveis para as crianças das escolas. Cada receita inscrita no concurso deve ser original, além de utilizar somente alimentos orgânicos. Ao final do concurso, será lançado um livro com as melhores receitas. “O importante é que quando nós estimulamos a ideia desse concurso é para que possamos cada vez mais produzir nos municípios, com os pequenos produtores, a comida que vai para a mesa nas nossas escolas”, contou o diretor de Coordenação da Itaipu Binacional, Nelton Friedrich.

Disponível em http://www.mcr.pr.gov.br/noticias/2830. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário