MISSÃO

MISSÃO: Promover o desenvolvimento da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental/Séries-Anos Iniciais, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos) para atender a demanda do município de Marechal Cândido Rondon, adequando as políticas públicas da educação à realidade local, assegurando o acesso, a permanência e a promoção do aluno na escola e implementando políticas de capacitação e valorização do profissional da educação.

terça-feira, 13 de maio de 2014

Prefeitura renova contrato para fornecimento de gêneros alimentícios da agricultura familiar para a alimentação escolar

Ademir Herrmann

Registro da assinatura do contrato que garante o fornecimento de gêneros alimentícios da agricultura familiar para a alimentação escolar.
Ato realizado na tarde desta quarta-feira, dia 07, na sala de reuniões do gabinete, marcou a assinatura de contrato entre a prefeitura municipal e a Associação Central dos Produtores Rurais Ecológicos (ACEMPRE) de Marechal Cândido Rondon. Trata-se da aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar para a alimentação escolar para alunos da rede de educação básica pública, através da modalidade de Compra Direta da Agricultura Familiar. O convênio assinado prevê recursos na ordem de R$ 96.313,00.
Estiveram presentes o prefeito Moacir Froehlich, vice-prefeito Silvestre Cottica, representante da Acempre, Lothário Lohmann, coordenador do CAPA (Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor), Vilmar Saar, secretária de Educação, Marta Salete Bendo, e demais integrantes das entidades.
O número de agricultores fornecedores de alimentos tem aumentado todos os anos. Atualmente 24 produtores rurais integram o programa.
De acordo com a responsável técnica pela alimentação escolar da secretaria de Educação, a nutricionista Jaciara Reis Nogueira Garcia, são dois propósitos importantes com esta ação. “Além da valorização e fortalecimento da agricultura familiar no município, através da garantia da compra da produção dos produtores rurais, também oferecemos alimentos saudáveis aos alunos. Temos que destacar, também, que cumprimos com a legislação do programa de alimentação escolar”, enfatiza.

Investimentos

Grande parte dos recursos investidos na alimentação escolar são oriundos do município. O volume gira em torno de 60% do total, sendo o restante oriundos do Governo Federal. “Estes recursos aportados pelo município são fundamentais para oferecer uma alimentação de qualidade aos alunos”. O projeto de alimentação escolar desenvolvido no município já rendeu a destaque nacional. Em 2013 uma comitiva técnicos da ONU (Organização das Nações Unidas) para alimentação e agricultura (FAO), juntamente com aproximadamente 30 profissionais de alimentação escolar de países da América Latina e Caribe, estiveram conhecendo o projeto no município. O município também recebeu um convite da Itaipu Binacional para exposição das ações exitosas do programa de alimentação escolar do município durante o Congresso Nacional de Agroecologia, em Porto Alegre.

Disponível em http://www.mcr.pr.gov.br/noticias/2778.

Nenhum comentário:

Postar um comentário