MISSÃO

MISSÃO: Promover o desenvolvimento da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental/Séries-Anos Iniciais, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos) para atender a demanda do município de Marechal Cândido Rondon, adequando as políticas públicas da educação à realidade local, assegurando o acesso, a permanência e a promoção do aluno na escola e implementando políticas de capacitação e valorização do profissional da educação.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

“Parada Pedagógica” proporciona reflexões sobre a situação da educação na rede pública municipal

 













 Considerando o desenvolvimento infantil como fascinante, dasafiador, dinâmico e, certas vezes, imprevisível, é papel do educador descobrir e fomentar as potencialidades de cada um dos seus alunos. Diante disto, a Secretaria Municipal de Educação de Marechal Cândido Rondon, realizou na última segunda-feira (12), em diferentes locais, parada pedagógica prevista no calendário escolar 2013. O evento procurou promover reflexões sobre a situação da educação na rede pública municipal, reforçando o comprometimento da secretaria com o processo ensino-aprendizagem.
Com o intuito de despertar a sensibilidade, os professores do Ensino Fundamental – séries iniciais, participaram da palestra denominada “A arte de ensinar respeitando as diferenças”, proferida pelo professor Douglas Roberto Borella, doutor em Educação Especial. A palestra foi ministrada no ISEPE/Rondon.
Conforme o professor Douglas, “o papel do professor remete a uma postura ativa, dialética, política e ética, e que tenha um compromisso permanente com a vida de seus alunos, com a sua autonomia oportunizando espaços onde a liberdade possa ser exercida de forma criativa e espontânea. Pensa-se, ainda, na formação de profissionais reflexivos capazes de analisar suas ações frente a situações de conflito e compreender como elaboram e modificam a rotina cotidiana. Por isso, ao se abordar a Educação para Todos, nada mais relevante do que destacar a preocupação com a formação e qualificação de professores no desempenho, com competência, de uma educação de qualidade”, destacou durante a palestra.
Conforme depoimento da Professora Elisangela da Silva Celestino, “a palestra trouxe momentos de reflexão sobre meu dia a dia enquanto profissional, e ao mesmo tempo, no cotidiano familiar, resgatou o respeito, o sentimento de respeitar as diferenças, o tempo que cada pessoa tem para aprender”.

Outras atividades
Paralelamente outras atividades aconteceram, em outros locais, envolvendo outros grupos de professores. No auditório da prefeitura, os professores de Educação Infantil (Pré I e II) tiveram oficina de confecção de material pedagógico, onde produziram cartazes com o tema folclore. De acordo com a avaliação dos participantes “o encontro foi muito bom e proveitoso, além da confecção dos materiais o momento também serviu para troca de ideias”.
Para os profissionais da Educação Infantil (Berçário e Maternal) o momento também foi especial. Assistiram ao filme “Além da sala de aula” e a partir dele debateram sobre o tema inclusão e sua perspectiva sócio-educacional. No período da tarde, realizaram reunião interna, planejaram atividades e organizaram materiais e salas de aula.

Avaliação

De acordo com a Secretária de Educação, Marta Salete Bendo, “as paradas pedagógicas são de suma importância para todos os professores, permitem reflexões sobre a prática na sala de aula, processo ensino-aprendizagem e relações entre o trabalho pedagógico, família e comunidade em geral”.

Disponível em: http://www.mcr.pr.gov.br/noticias/2335

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