MISSÃO

MISSÃO: Promover o desenvolvimento da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental/Séries-Anos Iniciais, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos) para atender a demanda do município de Marechal Cândido Rondon, adequando as políticas públicas da educação à realidade local, assegurando o acesso, a permanência e a promoção do aluno na escola e implementando políticas de capacitação e valorização do profissional da educação.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Projeto Nutriheróis busca o combate a obesidade infantil em Marechal Cândido Rondon


Foi apresentado nesta semana, na sede da Pastoral da Criança, em Marechal Cândido Rondon, o projeto Nutriheróis, que objetiva combater a obesidade infantil no município. O projeto é coordenado pela Secretaria Municipal de Educação, através do Departamento de Alimentação Escolar, em parceria com as secretarias de Saúde e Assistência Social, com colaboração da Pastoral da Criança.
Participaram da reunião de apresentação do projeto a secretária de Educação, Marta Salete Bendo, a secretária de Saúde, Elveni Capitani Túrmina, a Mari, o presidente do CAE – Conselho de Alimentação Escolar, Arno Braulio Figur, nutricionistas da Educação e Saúde e integrantes da Pastoral da Criança.
De acordo com a responsável técnica pela alimentação escolar, a nutricionista Jaciara Reis Nogueira Garcia, as ações do projeto irão buscar diminuir e minimizar, tanto fisicamente como psicologicamente, os problemas de obesidade infantil no município. A ação se justifica pelo fato de que nos anos de 2012 e 2013 foi verificado que cerca de 33% do alunos das escolas e CMEIs encontravam-se com sobrepeso ou obesidade. Anteriormente foi trabalhado muito a prevenção através de multiplicadores de educação nutricional dentre outras atividades. Mas, em função do grande número de crianças nesta situação, o trabalho também deverá estender-se às famílias, procurando soluções e criando novos e saudáveis hábitos alimentares.
Cada secretaria que forma essa aliança realizará ações cruciais para o bom andamento do Projeto. A Secretaria de Assistência Social realizará a divulgação a partir de fevereiro de 2014 e atividades complementares a partir de maio de 2014. A Pastoral da Criança e a equipe pedagógica farão o levantamento de dados e prevalência da obesidade infantil no período de fevereiro a 30 de abril de 2014. Psicólogas terão a responsabilidade de fazer o encontro com os pais. Já as nutricionistas da alimentação escolar também faram o encontro com os pais e darão início às atividades da Educação Alimentar Nutricional (EAN) direcionadas ao grupo a partir de maio de 2014. E as nutricionistas da Saúde farão as consultas ambulatoriais a partir de maio de 2014.
Ainda de acordo com Jaciara o maior desafio será a sensibilização de todos para a incorporação de hábitos alimentares saudáveis e melhoria da qualidade de vida dessas crianças.

Disponível em: http://www.mcr.pr.gov.br/noticias/2649

Nenhum comentário:

Postar um comentário